Cuide da boca e evite outras doenças ....
Da boca para o corpo !!!
Muito mais que garantir um sorriso bonito, cuidar rigorosamente dos dentes espelha saúde nos quatro cantos do organismo.
E, aí, o portal por onde entram os nutrientes e de onde saem as palavras não abre alas para problemas sérios no estômago, nos pulmões e até no coração
Quem tem boca pode ir ao céu ou ao inferno.
E esse destino só depende da atenção reservada a ela no dia-a-dia.
Aqueles mandamentos que a gente conhece tão bem, mas nem sempre segue à risca, não são apenas indispensáveis à preservação da língua, da gengiva e de cada dente.
Eles também ajudam a evitar infortúnios em outras redondezas do corpo.
Sem exagero. Uma saúde bucal deficiente repercute em cheio nos vasos sangüíneos, nas articulações e em órgãos que, aparentemente, não mantêm íntimo contato com os dentes. Só aparentemente.
Se a gente mata a fome e se esquece da higiene bucal, poucas horas são suficientes para a formação da famigerada placa bacteriana.
Num processo contínuo, micróbios e mais micróbios se unem para monopolizar os dentes e a gengiva. E é assim que a placa, também chamada biofilme, torna-se mais espessa, chegando às vezes ao ponto de ser vista a olho nu.
Com os ventos a seu favor, as bactérias vilãs passam a subjugar as espécies do bem.
A placa propicia o aparecimento de dois problemas: a cárie e a doença periodontal, diz o professor Antonio Sallum.
A primeira, arquitetada pela bactéria Streptococcus mutans, mina aos poucos o próprio dente. Mas a segunda, que começa como uma gengivite e evolui para uma periodontite, é mais assustadora. Ela detona toda a estrutura que liga o dente à gengiva e ao tecido ósseo.
*Revista Saúde - Abril